Algumas semanas atrás eu fiz uma postagem na minha página do facebook, que eu não imaginava na repercussão que este texto daria! Fiquei muito surpresa das pessoas que compartilhavam o mesmo sentimento que eu e os recadinhos manifestando palavras carinhosas! Então decidi fazer daquele texto um post aqui para o blog, mas com mais detalhes. Então vamos lá?
CONFISSÕES de uma pastora! Estava lendo um artigo na internet quando a mesma me sugeriu um link de outro artigo que poderia me interessar! E como não? O artigo era dá famosa revista secular Forbes dizendo que ser pastor estava entre as 9 profissões de liderança mais difíceis do mundo! Para ser específica, posição número 5! Se eu concordo? Oh yes! Para aqueles que vivem na integra, sabe que liderar pessoas não é uma tarefa fácil! O convívio dentro de uma igreja pode ser muito gratificante como também pode se torna um grande caos! É uma mistura de sentimentos, que somente serão entendidos por aqueles que receberam um chamado; o de cuidar de um rebanho! Igreja é formada por inúmeras pessoas que vivem diariamente problemas diferentes. De pessoas com idéias diferentes e estilos distintos. Mas que no final, todos estão ali com um mesmo motivo; serem conduzidos á presença de Deus! (Pelo menos deveria ser!) E quem são esses que os conduzem? Começamos com lideres de departamentos específicos e logo acima deles encontramos o Pastor! Há o pastor! O que lidera tudo e todos! Uma posição almejada por muitos que o vêem como status! Mas que a realidade, se conhecida, seria uma posição menos cortejada! Os pastores são aqueles que chamamos de “Anjo da Igreja”, como um canal entre Deus e o povo. São eles que conduzem a congregação na direção especifica do Senhor. São homens normais, como qualquer outra pessoa que está integrada na igreja (pelo menos deveria ser visto assim!), a diferença é que executam um papel muito importante no meio dela!
Mas quem são os pastores na ótica de algumas pessoas? Então vamos lá! Todos têm o direito de se magoar entristecer, surtar, e ter seus momentos de fraquezas, mas no final? Eles precisam ser compreendidos, e como não? Eles são ovelhas! Mas os pastores devem ser super-heróis! Não temos o direito de decepcionar, de nos machucar e muito menos nos chatear! Ser compreendidos? De jeito nenhum! Nós que temos que compreender! Todos tem o direito de errar, mas esse mesmo direito não é dado a nós! Se erramos somos insensíveis, despreparados e imaturos! Se manifestarmos a nossa fraqueza, mostramos o quanto somos “despreparados” para cuidar do povo! O que às vezes sufoca em ser "forte" todo tempo!
Por isso, se me perguntarem se eu concordo com a revista? Minha resposta será, oh yes! Sou eu quem acordo várias vezes na madrugada e não o encontro ao meu lado. Já até me acostumei com o fato! Rsrs..Sou eu quem presencio o seu choro quando uma ovelha o fere com suas atitudes ou quando a mesma está em problemas na qual ele está impotente para ajudar! Sou eu quem o vejo tirando em várias situações de nós mesmos para abençoar os outros. Sou eu quem enquanto sonho com a compra da nossa casa própria, ele está sonhando com a construção da igreja. Que de 10 palavras, 9 é relacionado a mesma! Sou eu quem o vejo cancelando nossos pequenos e raros momentos em família, para as longas horas de aconselhamento. E sempre com um sorriso no rosto!
Se eu concordo com a revista? Oh yes! Sou eu quem muitas vezes o acompanhei na farmácia com pressão alta, porque na maioria das vezes, prefere guardar certas situações, a dizer umas boas verdades para uma ovelha! Por ouvir, ouvir e ouvir e muitas vezes ter que se calar! De presenciar um cardiologista comparar um pastor com uma cesta de lixo! Do mesmo dizer que se ele não mudar seu estilo de vida, terá grandes problemas de saúde! Sou eu quem vejo as calúnias e ofensas o levando ao pó! Se eu concordo com a revista? Oh yes! Sou eu quem o vejo preocupado com uma ovelha, por ela estar ausente, quando à mesma o chama de chato e intrometido. Afinal, o pastor não tem conta com a minha vida!!! Sou eu quem presencio seus sermões, de que quando são motivacionais ele está sendo omisso e quando são duros, ele está jogando indireta!
Ser um pastor comprometido com o evangelho não é nada fácil! Mas não deixa de ser gratificante! Seu chefe é alguém que o conhece muito bem! É seu amigo mais intimo quando esse precisa! Sempre tem seus ombros para que possamos enconstar. Nos entende, nos capacita e nos cuida! Por isso, eu também posso compartilhar; eu nunca o vi reclamando! Podemos lamentar, resmungar, mas jamais reclamar por termos sidos escolhidos para tal tarefa! É galardoador! Na verdade é um sonho gerado em nós! Parace nos atrair! Acho ser por isso que conseguimos enxergar vida, onde ninguém consegue! É desafiador! E creio também, serem poucos que irão compreender! Eu também nunca o vi esquecendo o nome de nenhuma de suas ovelhas em seu momento de oração! É quando entendo que pastorado resume em amor e responsabilidade! Nasce com eles! De todas as coisas que já vivi, existe uma cena que mais mexe comigo! De quando no final do dia ele me diz; "Pretinha, eu amo o que faço!”